(11) 5611-3865 • 2385-6010 | WhatsApp: 11 11 9-5415-3289 contato@novafremi.com.br
site-novo-brasil

A Metalúrgica Nova FREMI Ltda, fundada em 1989, dentro de suas atividades no Brasil, vem desenvolvendo produtos que visam trazer soluções a empresas que buscam oferecer mais qualidade e confiabilidade em seus produtos e serviços.

A Metalúrgica Nova FREMI fabrica equipamentos manuais e motorizados para atuar no segmento de testes hidrostáticos para a constatação de vazamentos ou testes hidrostáticos de ruptura de materiais.

Teste Hidrostático – Argumentos

Segundo os Princípios de Pascal, um aumento de pressão exercido num determinado ponto de um líquido ideal se transmite integralmente aos demais pontos desse líquido e às paredes do recipiente em que ele está contido.

Logo, se através de um instrumento ou equipamento, mais precisamente uma bomba hidráulica, aplicarmos determinada pressão, através de um flúido armazenado dentro de um recipiente fechado (que pode ser um tubo, uma mangueira, um vaso, uma caldeira, um equipamento, um cilindro, etc), essa pressão irá agir uniformemente em todas as direções dentro da massa líquida, assim como em direção à todas as paredes desse “recipiente”.

O TESTE HIDROSTÁTICO

O teste hidrostático, como o próprio nome diz é um teste, de característica NÃO DESTRUTIVA, onde ocorre uma injeção de pressão hidráulica, através de um flúido específico, num nível de pressão específica para cada projeto, para cada tipo de material ou equipamento a ser testado.

É através do TESTE HIDROSTÁTICO que se pode conferir se existe presença ou não de vazamentos, falhas de instalação e até mesmo a resistência estrutural de materiais tanto em equipamentos, como tubulações, vasos de pressão, caldeiras, mangueiras, cilindros e todo tipo de recipiente fechado ou equipamento fabricado no setor industrial, petroquímico e na construção civil.

As BOMBAS DE TESTE HIDROSTÁTICO que podem ser manuais, elétricas ou hidropneumáticas são EQUIPAMENTOS DE INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE indispensáveis à segurança de qualquer projeto ou instalação mecânica, industrial e na construção civil.

Muitos problemas podem ser prevenidos através de um simples teste hidrostático. Explosões no setor petroquímico, residências e Shopping Centers por exemplo, jamais ocorreriam se a prevenção ou a manutenção oferecida por esses instrumentos fosse regularmente aplicada.

A segurança é o principal argumento para a utilização destes equipamentos em todos os setores da economia.

Qualifique seus equipamentos e instalações com produtos NOVA FREMI e aumente a qualidade dos seus produtos e dos seus serviços.

Compromisso Nova Fremi:

• 27 anos construindo soluções em testes hidrostáticos.

• Fabricação 100% nacional.

• Implantação de novos itens comercializados para ampliar as opções em fornecimento e satisfação de seus clientes.

• Os equipamentos produzidos pela Nova Fremi são total e criteriosamente testados, um a um, para garantir a qualidade, a confiabilidade e o respeito desses produtos no mercado.

• Entrega imediata para a maioria dos itens, facilidade nas condições de pagamento e preço justo.

• Grande rede de distribuição espalhada pelo país.

• Por ser uma empresa nacional, oferece tranquilidade na reposição de peças sobressalentes.

• Conserto de equipamentos diretamente na fábrica para garantir a qualidade no serviço e a repadronização dos produtos obedecendo critérios compatíveis com o sistema atual de fabricação.

• Resistência e durabilidade garantidas.

• Aplicação em quase todos os setores do mercado.

• A Nova Fremi não adota exploração de mão-de-obra infantil ou escrava.

• Nosso maior interesse é atender bem nossos clientes. A satisfação de nossos clientes é a melhor propaganda do nosso trabalho e dos produtos fabricados pela Nova Fremi.

RECICLE JÁ!

A Metalúrgica Nova Fremi Ltda, preocupada com as questões ambientais da atualidade, bem como muitas empresas do setor industrial, criou o PROGRAMA RECICLE JÁ.

A implantação deste programa visa incentivar os seus clientes que possuem bombas de teste hidrostático a não mais simplesmente jogar no lixo comum os seus equipamentos usados e muitas vezes, inutilizáveis por conta da oxidação, peças avariadas ou equipamentos muito antigos que o tempo já se incumbiu de causar danos por conta de fatores da natureza.

O RECICLE JÁ é uma forma inteligente e convidativa para levar as empresas a descartar de forma ecologicamente correta seus equipamentos de teste hidrostáticos diretamente na fábrica, que se responsabilizará pelo destino correto destes materiais.

As empresas que possuem equipamentos de testes hidrostáticos e quiserem participar deste movimento, podem descartar SOMENTE EQUIPAMENTOS DE TESTES HIDROSTÁTICOS diretamente na sede da METALÚRGICA NOVA FREMI LTDA.

Uma outra chamada importante é para aqueles clientes/empresas que querem adquirir um novo equipamento fabricado pela Metalúrgica Nova Fremi Ltda e que, dependendo do estado do seu equipamento antigo, poderá receber um desconto na aquisição do seu novo equipamento. Ou seja. Seu equipamento antigo ainda pode valer um bom desconto na aquisição de um novo dependendo das condições em que ele esteja.

Desta maneira, todos nós conseguimos agir de forma correta e produtiva perante o compromisso ecológico de cada um. Evitamos que os produtos avariados sejam descartados de forma errada, gerando lixo industrial sem destinação adequada que obviamente degrada a natureza e nossas condições de vida no planeta em que vivemos.

O Recicle Já Nova Fremi é uma ótima oportunidade. Você atualiza o patrimônio da sua empresa e ajuda a Nova Fremi a reciclar, de forma ecologicamente correta os equipamentos de testes hidrostáticos de sua fabricação ou não, e ao substituir o seu velho por um novo, ainda ganha um ano de garantia de fábrica.

As peças do seu equipamento velho ainda poderão ter possibilidade de entrar no processo de reindustrialização ou conserto de equipamentos usados que ainda aceitam reforma completa. As peças mais sucateadas serão descartadas de forma adequada já que não possibilitam mais nenhuma forma de reutilização.

O Programa RECICLE JÁ Nova Fremi é ainda mais interessante. Tanto no DESCARTE ECOLÓGICO, quanto na TROCA do seu equipamento velho por um novo, são aceitos também, quaisquer tipos de bombas hidráulicas de teste hidrostático de outros fabricantes, dentre elas as seguintes marcas:

  1. Bomba de teste hidrostático INDUBOMBA
  2. Bomba de teste hidrostático FREMI
  3. Bomba de teste hidrostático NOVA FREMI
  4. Bomba de teste hidrostático RIDGID
  5. Bomba de teste hidrostático ROTHENBERGER
  6. Bomba de teste hidrostático REMS
  7. Bomba de teste hidrostático GUANGZHOU
  8. Bomba de teste hidrostático WEIYE
  9. Bomba de teste hidrostático JOY
  10. Bomba de teste hidrostático HUNG-LI
  11. Bomba de teste hidrostático SUPER-EGO
  12. Bomba de teste hidrostático SC
  13. Bomba de teste hidrostático HASKEL
  14. Bomba de teste hidrostático MAXIMATO

IMPORTANTE: Lembramos que a troca do seu equipamento de teste velho somente poderá ser feita por outro novo FABRICADO PELA METALÚRGICA NOVA FREMI LTDA.

Essa condição se estende apenas para equipamentos completos e não para peças sobressalentes.

Essa oportunidade é oferecida SOMENTE E DIRETAMENTE NA FÁBRICA.

A Metalúrgica NOVA FREMI LTDA está adotando na maioria de seus impressos a utilização de papel reciclável. Já há algum tempo vem enviando lixo reciclável a locais específicos que podem reaproveitar e evitar que este material tenha uma utilização inadequada ou simplesmente fique circulando pelas ruas ou lixo comum sem aproveitamento. A função de uma empresa é gerar lucros mas isso se torna muito mais importante quando deixamos de gerar prejuízos ao meio ambiente. Uma filosofia ainda nova no mercado mas que convidamos a todos os nossos clientes e fornecedores para participar desse conjunto de pessoas físicas e jurídicas que podem plantar sementes para que o mundo que vivemos possa ser melhor e mais saudável.”

Tipos de Fluidos que uma Bomba de Teste Nova Fremi pode utilizar em temperatura ambiente: 

  1. Água limpa
  2. Água limpa acrescida de 10% de óleo solúvel
  3. Óleo lubrificante fino (Ex: Óleo 30)
  4. Óleo hidráulico
  5. Glicerina
  6. Querosene
  7. Vaselina Líquida
  8. Resina líquida (em casos específicos – consultar a fábrica antes)

 

Considerações importantes:

  1. O aquecimento do líquido compromete as peças internas do equipamento.
  1. Partículas gelatinosas ou sólidas comprometem o teste e podem danificar as peças internas do equipamento.
  1. A utilização inadequada da força excedente no equipamento vai comprometer a estrutura e quebrar o equipamento e consequentemente o mesmo perderá sua garantia por uso inadequado.
  1. No caso da adoção do uso de resina líquida, acrescida ou não de catalizador, é importante salientar que este produto danifica o equipamento se não for utilizado imediatamente um solvente que limpe completamente o equipamento e mesmo assim, após a sua utilização, mesmo após a criteriosa limpeza, o equipamento deve passar por uma reforma completa, pois não opera corretamente após utilizado desta maneira. Se não for limpo com o solvente adequado, o equipamento inteiro irá travar e o proprietário do mesmo perderá o equipamento, já que a utilização e manutenção do mesmo incorrem na perda da garantia do produto. As empresas que prestam serviços de reparos em rachaduras de concreto em viadutos, pontes, estruturas de concreto rachadas em geral fazem uso de equipamentos de nossa fabricação para esta finalidade, injetando resina com catalizador para o endurecimento dessa substância para vedar rachaduras dessa natureza. Mas são casos em particular em que este equipamento é utilizado e a indicação é esta. Uma vez travado o equipamento, não há como recuperá-lo, mesmo que este tenha sido utilizado uma única vez. A garantia não cobre, portanto cuide do seu equipamento, afinal, não é apenas mais um equipamento: É um investimento no patrimônio ativo de sua empresa.
  1. As Bombas de Teste Hidrostático Nova Fremi são equipamentos construídos para durar e suportar altas cargas de trabalho. São diversas opções de produtos construídos com peças e partes em ferro fundido, aço carbono, latão, bronze, nylon, vedações em borracha nitrílica ou borracha com lona, inox e pintura à base de EPOXI e/ou esmalte sintético, quando pintados. Demais equipamentos em inox não requerem pintura, embora possam também ser pintados por uma questão de padronização estética.

 

Ergonomia: 

Todos os equipamentos manuais com reservatório fabricados pela Metalúrgica Nova Fremi têm opção de serem fornecidos acompanhados de carrinho com rodas de borracha, uma vez que: Facilita ao operador quanto a sua postura ao carregar o equipamento e quanto ao peso que ele irá suportar durante essa locomoção.

Nos equipamentos motorizados as rodas já são itens de linha de fabricação, assim como, dotam como itens de segurança contra possíveis acidentes, como as proteções para polias e engrenagens redutoras.

Pressão x Vazão:

O grande dilema que persegue os fabricantes, fornecedores e clientes que lidam dia a dia com equipamentos hidráulicos.

Equipamentos com alta produção de vazão normalmente são projetados com baixa capacidade de pressão e os que são produzidos para alta pressão, consequentemente, com baixa capacidade de vazão.

Isso acontece por conta da área de aplicação da força que gera essa incompatibilidade entre pressão e vazão.

Existem equipamentos que conseguem conciliar alta vazão e alta pressão. Contudo, são normalmente equipamentos de dimensões e paralelamente preços tão altos quanto. Muitos desses equipamentos, encontrados somente fora do país, cuja importação por peça se torna mais inviável ainda.

A sugestão mais inteligente e economicamente mais viável é se fizer a adoção da seguinte prática: Um equipamento de alta pressão para o teste hidrostático, que pode ser manual ou motorizado, dependendo da necessidade do cliente, para trabalhar em paralelo com um equipamento de alta vazão (que pode ser uma bomba centrífuga ou auto-escorvante, adaptado à linha que será testada. Nessa opção, o cliente primeiro irá preencher a linha com o fluido através da bomba centrífuga ou auto-escorvante, após o completo preenchimento do volume, o cliente irá isolar esse equipamento através de um registro de alta pressão e iniciar o teste hidrostático com uma bomba de teste hidrostático Nova Fremi para elevar a pressão até o nível de sua necessidade no teste.

Um pouco mais trabalhoso, porém, a solução certa e mais acessível por um custo extremamente mais atraente.

Metalúrgica Nova Fremi – 27 anos construindo soluções em testes hidrostáticos a todos aqueles que constroem em nosso país.

 

 

 

 

NR-13 é a norma regulamentadora 13 do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil, e tem como objetivo condicionar inspeção de segurança e operação de vasos de pressão, caldeiras e tubulações.

Foi criada em 8 de junho de 1978, sofrendo revisões pela portarias SSMT n.°2, de 8 de maio de 1984,SSMT n.°23, de 27 de dezembro de 1994, pela Portaria SIT n.º 57, de 19 de junho de 2008 e pela portaria MTE nº 594 de 28 de Abril de 2014(incluindo também as tubulações na norma, entre outras mudanças significativas)

NR-13.1.1. Caldeiras de vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte energéticas, exceto os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidade de processos industriais;

NR-13.1.2. Para efeito desta NR, considera ” Profissional Habilitado” aquele que tem competência legal para o exercício das profissões:engenheiro de projeto de construção, acompanhamento de operação e e manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras e vasos de pressão, em conformidade com a regulamento profissional vigente no país;

NR-13.1.3. A Pressão Máxima de Trabalho Permitida-PMTP ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível- PMTA é o de maior valor de pressão compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamento e de seus parâmetros operacionais.

Fonte: Wikipedia

Acesse: NR-13 CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO E TUBULAÇÕES